sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Edifício Martinelli




Edifício Martinelli


Localizado na Rua Líbero Badaró, 504, no centro de São Paulo, o Edifício Martinelli é um dos principais marcos da arquitetura brasileira.

Para quem ainda não conhece sua história, o Edifício Martinelli foi o primeiro grande edifício da América Latina, com 30 andares.

Construído no ano da quebra da bolsa de Nova York, o edifício simbolizou progresso para toda a cidade. Na época, edifícios com menos de 10 andares poderiam ser considerados muito altos. Quando o Martinelli foi construído, muitos temiam passar pela São João, com medo de que o prédio desabasse.

Para comprovar que o edifício era seguro, e que viver e trabalhar em construções altas não representava nenhum perigo, o Comendador Giuseppe Martinelli se mudou para uma mansão no topo do edifício.

Quando se construiu o edifício Martinelli, a construção mais alta de São Paulo tinha 12 andares, inaugurada em 1924; Em 1922, a construção do Martinelli já tinha se iniciado, e só terminaria em 1929.

Depois de muito tempo no esquecimento, o edifício passou a ser uma espécie de cortiço, enquanto o centro entrava em decadência.

Durante os anos 70, passou por uma grande reforma, que instalou no edifício diversos órgãos do governo. A reforma aconteceu quando o prefeito Olavo Setúbal governava a cidade.

Do topo do edifício, onde ocorreram festas da elite paulistana durante os anos 30, a vista agrada os visitantes, mas pelo fato de muitos edifícios mais altos que o Martinelli terem sido construídos nas redondezas fez com que a vista fosse mais "interna".

Bibliografia:http://www.estacaometropole.bravehost.com/martinelli.htm

0 comentários:

Postar um comentário